A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), tem desenvolvido uma série de iniciativas com o propósito de ampliar, qualificar e humanizar o atendimento nas unidades básicas de saúde em todo o Estado.

E na tarde desta segunda-feira(29) a Prefeitura de Abadia de Goiás através da Secretaria Municipal de Saúde realizou mais um encontro da Tutoria Básica. O encontro foi realizado na sala de atividades do NASF, no bairro Dom Felipe.

O município de Abadia de Goiás está sendo acompanhado um ano, e os encontros acontecem uma vez ao mês; para reorganização dos serviços na atenção básica.

Segundo a Secretária de Saúde Eliane Águas, a.proposta do encontro de hoje foi melhorar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde nas famílias que tenham mais prioridade, Capacitação das Recepcionistas para abordar o paciente que busca atendimento nas unidades de saúde, fortalecimento do trabalho da UBS, no que diz respeito sobre os serviços que nela são ofertados, classificação de risco, acolhimento entre outros.

__________________

Tutoria da Atenção Primária à Saúde constitui uma das etapas do projeto Mais Saúde para Goiás. Desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Conass, o processo visa o fortalecimento da atenção primária em todo o território goiano por meio da multiplicação de conhecimentos. O desenvolvimento da estratégia tem como saldo o melhor atendimento à população, a prevenção das doenças e a diminuição dos encaminhamentos para os serviços de média e de alta complexidade.

Em Abadia de Goiás, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o trabalho efetivo que vem sendo desempenhado pela atenção básica e a importância do planejamento junto ao Estado para realização da tutoria na cidade.

Segundo a Secretária de Saúde Eliane Águas, “é uma demonstração de que as execuções de iniciativas simples ocasionam na humanização do atendimento. Estamos nos esforçando e já temos resultados significantes. Nossa meta é melhorar a cada dia mais”, fianalizou.